sexta-feira, 22 de abril de 2005

GAZETA DESRESPEITA CLT

“O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo entrou, no último dia 02, com queixa crime contra a Editora JB, empresa que administra a Gazeta Mercantil, pedindo a abertura de inquérito policial por "frustração de direito assegurado por lei trabalhista" (artigos 203º e 297º do Código Penal).De acordo com a entidade, a empresa está obrigando todos os jornalistas contratados em regime de CLT a se tornarem PJs, com a ameaça de não pagarem os salários a quem não abrir a sua empresa. Além dessa ameaça, a empresa diz que quem utilizar nota fiscal de terceiros terá 15% de desconto nos vencimentos em março, 20% em abril e 34% em maio.Outra exigência da empresa é a de querer também que os jornalistas que prestaram serviços como frilas fixos (sem serem PJs) dêem nota fiscal com o valor de todos os vencimentos recebidos em 2004.Não é a primeira vez que a Gazeta Mercantil vira assunto policial. "Está correndo, desde o ano passado, inquérito por apropriação indébita de recursos. É que, em 2003, a empresa recolheu dos funcionários a contribuição sindical, mas não repassou às entidades de classe, como prevê a legislação", afirma o Sindicato paulista.”
Fonte: Newsletter (O Jornalista)

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Não sou jornalista, mas gosto muito de navegar no blog-se, em termos de conteúdo é muito bom e restrito em uma área, não muito grande! Eu também criei um blog em Portugal, já que aqui no Brasil as opções são (tirando o blogger) poucas, para ter-se um blog completo e de graça. O “Blig” do ig, por exemplo tem o disparate de só postar uma mensagem por dia, seria melhor fechar o blig “grátis” por tamanha mesquinharia! Bom, gostaria que desse uma passada no meu blog e se possível comentar o que tu achaste! http://antoniofnogueira.blogs.sapo.pt/
Antonio

Anônimo disse...

Data de Envio: 26/3/2005 22:03:00
Blog: www.paginaquente.blog-se.com.br
Meu blog quer saber: EM QUAL DESSES CANDIDATOS VOCÊ VOTARIA SE A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL FOSSE HOJE%
Luiz Felipe Fontoura

Anônimo disse...

Blog:http:/fotolog.com.br.jorntalisandrade

A Gazeta não aprende. Tb não temos nenhuma lei que regule a profissão. Parabéns pelo blog. Um abraço, Talis Andrade

Anônimo disse...

Blog: http://www.juristas.com.br
parabens pelo seu blog...

Willy.

Anônimo disse...

Oi Hálice, td bem? obrigada pela mensagem lá no blog. Tô passando para lhe contar que acho que meus e-mails para o Blog--se surtiram efeito e a página Caneta Virtual se encontra destacada na capa... olha que legal!!! Obrigada pelo apoio e espero em breve ver também o seu blog destacado!!!

www.canetavirtual.blog-se.com.br
erika zuza