quarta-feira, 6 de abril de 2005

PORTUINGLÊS

"Sale ou off passam mil significados que não estão em liquidação: adotam-se termos em inglês para passar a idéia de que o produto é sofisticado”, diz o lingüística Dino Preti, professor da PUC-SP. Isso não ocorre apenas nos cartazes das lojas. Os produtos, até os nacionais, abusam em seus rótulos de qualificativos como plus, light, vip, máster, diet, clean, dando a entender que também são para um público de maior poder aquisitivo. Em determinados lugares, sem conhecimentos básicos de inglês, ficou difícil fazer compras. Está embutido no uso de anglicismos uma ideologia de definição de uma camada que se enxerga no topo do país, acima dele, na verdade.
(Veja, 9/4/97)

Texto apresentado e discutido em sala de aula pelos alunos da Faculdade da Cidade do Salvador do curso de Moda/matutino/1º semestre, (Rebeca Melo, Emilia Miranda, Siomara Caicó, Roberta Dida e Verena Drummond).

Faça seu comentário: que língua devemos usar?

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Hálice, interessante o texto Portuinglês. O pior é que muitos não se dão conta da invasão dos E.U. através dos seus produtos, inclusive a língua. Nós deveríamos dá mais valor ao nosso idioma, apesar de não ser tão fácil lidar com ela no dia a dia.

Lilika, Adm, Faculdade da Cidade.
Abrços