sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

Kroll: espiã de jornalistas no Brasil

Ouso publicar o texto nenhum comentário. O deixo para o internauta.

"Denúncia gravíssima. Segundo o blog do jornalista Josias de Souza, a empresa Kroll, multinacional especialista em "espionagem", teria monitorado jornalistas brasileiros no ano de 2004. A empresa teria bisbilhotado o cotidiano de vários jornalistas e descoberto um esquema de "manipulação da imprensa". Os alvos da investigação foram repórteres e jornais que apuraram e publicaram informações contrárias aos interesses comerciais de Dantas.

Junto à grave denúncia, o blog do jornalista reproduz relatório da Kroll, no qual estão registradas informações sobre um suposto esquema armado pela Italia Telecom, para denegrir a imagem de Dantas, da Brasil Telecom e do Opportunity. Por sua vez, a TIM, empresa da Itália Telecom, estaria bancando o esquema através da mobilização de recursos financeiros para o Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, de Nelson Tanure, sob a forma de verba publicitária.

Um dos documentos obtido pelo blog tem o seguinte título: "Manipulação da Imprensa no Brasil pela Telecom Itália". O documento acusa Nelson Tanure, controlador do Jornal do Brasil e da Gazeta Mercantil, de ser "um dos autores" da campanha, que teria agido por encomenda da Telecom Itália, grupo que venceu a queda-de-braço travada com Dantas pelo controle da Brasil Telecom".

Fonte: O Jornalista

Nenhum comentário: