sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Congresso baiano discute Diploma de Jornalista

Foto: Divulgação


No X Congresso dos Jornalistas da Bahia realizado hoje, 27, no FTC, em Salvador, foram discutidos questões referentes a obrigatoriedade do diploma para o execício da profissão de Jornalista, ressaltado pelos os presentes – estudantes e profissionais da Comunicação - a irresponsabilidade e o prejuízo que a decisão do STF colocou para a sociedade brasileira. O Supremo Tribunal Federal (STF)derrubou a obrigatoriedade do diploma de jornalista no primeiro semestre deste ano. Com isso, além de ferir a Constituição e colocando a sociedade numa suposta precariedade da informação sem ética e sem qualidade, também comenteu erros graves em que o juiz Gilmar Mendes e seus seguidores de opinião inverteram liberdade de imprensa com liberdade expressão. Essa foi o álibe do STF para atender a grupos poderosos e detentores da Comunicação neste país.

O Jornalista, escritor e professor Sérgio Matos frisou a falta de ética que poderá se propagar e a precariedade do trabalho. Sérgio propõe mudanças na grade do curso de Jornalismo e a criação de uma nova Lei de Imprensa. Caso contrário a sociedade ficará desamparada. Citou a importância do crescimento dos jornais populares e, principalmente o jornal regional. Os grandes jornais impresso, relata que vem perdendo leitores para os da internet, mas que as ferramentas estão ai para incrementar soluções tecnológicas no âmbito de atrair novos leitores.

Neste sábado, 28, será voltado o novo Estatuto do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (SINJORBA) e encaminhamento de proposta para fortalecer a luta pela retorno da obrigatoriedade do diploma de Jornalista, além da criação de um novo piso salarial para classe.

Nenhum comentário: