quinta-feira, 29 de setembro de 2011

GOVERNO APRESENTA PROJETO DA PONTE QUE LIGA SALVADOR À ILHA DE ITAPARICA


Clique aqui e assista o vídeo

O governador Jaques Wagner apresentou hoje (29, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, projeto que liga Salvador a Ilha de Itaparica. Com aproximadamente 12 quilômetros de extensão, seis faixas de tráfego, duas pistas de acostamento e um trecho móvel, com largura de 160 metros.

A ponte Salvador-Itaparica deve ser iniciada em 2014 e concluída em 2018. Custo do investimentos estimados em até R$ 7 bilhões. Recursos dos governos federal e estadual e da iniciativa privada. As obras comeceram por Salvador, entre o berço do terminal de São Joaquim e a área de ampliação do porto, chegando à Gameleira, em Vera Cruz. O objetivo é garantir maiores condições de mobilidade e segurança a todos que trafegarem pela via.

O projeto prevê que o espaçamento entre as pilastras de sustentação da obra e deve ser de 250 metros. “Haverá um vão central, de espaçamento de 700 metros de largura e 70 metros de altura, utilizado para a passagem de embarcações destinadas aos portos de Salvador e Aratu, e uma profundidade de 25 metros, que possibilitará o atracamento de embarcações, a exemplo de navios”. 

Estão previstas duas pilastras de sustentação que se movimentarão em torno de seu eixo central, para permitir a passagem de embarcações mais altas pela estrutura como plataformas, além da criação de um mirante, que servirá como mais um ponto turístico e de onde os visitantes poderão apreciar a Baía de Todos-os-Santos, Salvador e a Ilha de Itaparica.


Assista o vídeo 






Nenhum comentário: