terça-feira, 13 de setembro de 2011

MANIFESTANTES PEDEM PUNIÇÃO PARA ASSASSINOS DE JORNALISTAS


Cidade do México continua matando Jornalistas no exercício de suas funções.
Desde de 2000 foram assassinados 80 jornalistas


Repórteres sem Fronteiras estão chocados com o assassinato da repórter Ana María Yarce Viveros, o fundador da revista semanal Contralínea , e González Rocio Trápaga , jornalistas freelance que trabalhava para a Televisa . Os corpos das duas mulheres foram encontrados em um parque na Cidade do México, domingo (11).
"Nós condenamos fortemente essa escalada de terror contra jornalistas, em que já é um dos países mais perigosos e mortais do hemisfério para a mídia," Repórteres Sem Fronteiras disse."Oitenta jornalistas foram mortos no México desde 2000, seis dos quais são mulheres. Este duplo assassinato vem apenas uma semana depois Millán Humberto Salazar , um apresentador na Formula Rádio e editor do jornal on-line A Discusión- , foi assassinado no estado noroeste de Sinaloa.
"Mais e mais jornalistas são confrontados com a escolha entre auto-censura ou exilado. Pode sobreviver a mídia no México? As autoridades ainda não implementaram um acordo sobre mecanismos de segurança para os jornalistas que foram assinados há quase um ano. Estamos esperando o governo agir. "
Ambos com idades entre 48, Yarce e González foram seqüestrados quando saíam do seu escritório e foram estranguladas durante a noite de 31 de Agosto. De acordo com o escritório do Distrito Federal Ministério Público, seus corpos foram encontrados ontem em um parque na zona leste de Iztapalapa.
Conforme noticiado pela Rádio Fórmula, suas roupas tinham sido removidos, suas mãos e pés estavam amarrados e cordas ficaram em torno de seus pescoços. Este tipo de apresentação é a marca macabra de um cartel de drogas.
O promotor Miguel Ángel Mancera do Distrito Federal  disse que os responsáveis ​​seriam presos rapidamente. O chefe do governo da Cidade do México, Marcelo Ebrard, também prometeu que a justiça seria feita. Repórteres Sem Fronteiras pede a esses funcionários ou seus assessores para mantê-lo informado sobre os desenvolvimentos na investigação. O motivo ainda não foi estabelecida.
Informações: Blog JORNALISMO NAS AMERICAS (Texto reproduzido) 

Nenhum comentário: