terça-feira, 4 de outubro de 2011

MIL PÊNIS AMPUTADOS NO BRASIL

"Cuidar do homem é cuidar da mulher ou cuidar da mulher é cuidar do homem, porque a saúde de um está relacionada à saúde do outro”. Frase do professor Mauro Romero Passos, da Universidade Federal Fluminense e vice-presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que fez um alerta, em Belém,no Fórum Saúde da Mulher no Século 21 - Avanços e Desafios, no Hotel Crowne Plaza, segundo informações do JNO.

Durante o fórum foi apresentado o quadro assustador sobre as doenças como HPV, uma DST que acada “mil pênis são amputados no País, somente pela rede SUS, e 60% desses casos têm origem no HPV, que evolui para o câncer. As regiões Norte e Nordeste têm o maior número de casos de câncer de pênis e de colo de útero, originados pelo HPV, ou seja, atinge o colo, o ânus e o pênis, pessoas de todas as orientações sexuais", disse o pesquisador.

Segundo Passos, a doença se previne com preservativos ou vacina, e está disponível na rede privada e em alguns municípios. "Falta o governo brasileiro implantar essa vacinação contra o HPV na rede pública e a sociedade definir quais são as suas prioridades e cobrar ações do Poder Público", disse.

Informações do JNO

Nenhum comentário: