quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CÃES SÃO TREINADOS PARA SALVAR CIDADÃOS

Fotos: Divulgação / ASCOM/PC

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia realiza, numa parceria da Associação Brasileira de Resgate, Busca e Salvamento com Cães (Abresc) com o 10º Grupamento de Bombeiros Militares (Simões Filho), a segunda edição do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.

Com duração de 110 horas, divididas em aulas práticas e teóricas, 22 alunos da Bahia, do Espírito Santo, Ceará, Maranhão e Goiás participam da capacitação nas dependências do 10º Grupamento de Bombeiros Militares e que objetiva transformá-los em multiplicadores do conhecimento. Esta modalidade de salvamento, que começou a ser utilizada na Bahia em 2008, com o emprego do cão Apollo, da raça labrador,  dispõe hoje de 12 cães.

Os alunos têm, dentre outras, disciplinas como sistema de comando de incidentes, psicologia das emergências, técnicas de busca e salvamentos em soterramentos e desabamentos, operações em helicópteros e busca de afogados.

Segundo o tenente coronel BM, Leonardo Merigueti, comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Vitória (ES), o curso ministrado na Bahia é uma das referências no país. “Para assimilar este know how baiano é que viemos do Espírito Santo, onde estamos em fase de implantação de um canil”, ressaltou.

Também participam do curso policiais do Batalhão de Choque da PM, integrantes da Guarda Municipal de Salvador, além de bombeiros militares sediados na Bahia (capital, Porto Seguro, Ilhéus, Simões Filho, e Barreiras), Ceará, Maranhão e Goiás.

Para a soldado BM Rosilda Bispo Santana, de Ihéus, na primeira semana de curso já foi possível compreender o porquê de os cães estarem sendo cada vez mais utilizados pelo Corpo de Bombeiros. “Aprendi como é importante fazer a seleção adequada dos animais, como lhes imprimir as primeiras atitudes positivas e posteriormente levá-los para o terreno”, enfatizou, observando que também já foi orientada como dirigir e conduzir animais em atividades de busca e localização numa área florestal.

O soldado BM Paulo Mateus é um dos instrutores custeados pelo Estado para se qualificar fora do Brasil. “A formação visa a dar um amplo conhecimento para que o homem possa utilizar a forma canina e, consequentemente, reduzir o tempo nos casos de busca, resgate e salvamento”, explicou.


Informações: ASCOM/PC

Nenhum comentário: