terça-feira, 17 de abril de 2012

JH FALA DE MOBILIDADE URBANA NA FIEB




O prefeito de Salvador, João Henrique, realizou palestra ontem (16), no Fórum Empresarial, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep. Na ocasião, o prefeito fez uma explanação sobre a Rede Integrada de Transportes (RIT) e defendeu o início da operacionalização do metrô de Salvador para a população ainda neste ano. 

Com relação à questão do metrô, JH defendeu a entrega do novo sistema de transporte à população ainda neste ano. Assim como ocorre na operacionalização do metrô em todas as metrópoles brasileiras onde foi implantado, o metro de Salvador será subsidiado. O prefeito recordou que diversos modais de transporte são subsidiados. “A Prefeitura de Salvador subsidia a operacionalização dos trens do Subúrbio, com um gasto mensal de R$ 1,4 milhão, e outros equipamentos, como o Elevador Lacerda, não são autossustentáveis somente com o preço da tarifa”.

O prefeito e técnicos da Prefeitura também discorreram sobre os projetos municipais de mobilidade urbana. De acordo com Francisco Albuquerque, coordenador de Projetos da Setin, a visão estratégica de mobilidade urbana teve início com a bilhetagem eletrônica, implantada em 2005. Os projetos elaborados pela Prefeitura, com a Rede Integrada de Transportes (RIT), com os intermodais, tem uma extensão de cerca de 70 km. Uma comissão de mobilidade urbana tripartite, formada por técnicos das Prefeitura de Salvador, Lauro de Freitas e Governo do Estado, está buscando as formas de implantação destes projetos com parcerias.

 Em seu discurso, JH ressaltou a importância de ações municipais em prol da mobilidade urbana, como a Avenida Tamborugy, cuja obra está sendo finalizada e será entregue à população dentro de alguns meses. A avenida será mais uma ligação entre a Paralela e a Orla.

Outra obra que integra RIT será entregue à população em outubro, de acordo com a Setin. Trata-se da macrodrenagem e urbanização da Avenida Vasco da Gama, que será entregue em outubro próximo e onde posteriormente será instalado um corredor de Bus Rapid Transit (BRT).

O prefeito também salientou a mobilidade urbana para os pedestres, com a construção de 13 passarelas na atual gestão municipal, algumas em parceria com a iniciativa privada. Medidas municipais para atenuar os engarrafamentos foram citadas, como a Lei Municipal que limita o horário de carga e descarga. Foram temas do discurso os projetos executivos Linha Viva e Avenida Atlântica, vias estruturantes complementares à Avenida Paralela.  

JH também enfatizou que a Ponte Salvador-Itaparica, um projeto do Governo Estadual, vai ser muito importante para criar um novo vetor de crescimento e expansão econômica, pois Salvador precisa estar cada vez mais integrada ao Recôncavo Baiano.

O prefeito também elogiou o Movimento Nossa Salvador, criado por empresários e entidades do Terceiro Setor, que consiste numa campanha em prol da cidadania. Uma das pecas da campanha frisa que, além de reclamar do trânsito, as pessoas devem tomar iniciativas individuais de educação nas ruas, como não parar em fila dupla.

Além do prefeito, participaram da mesa o presidente da Fieb, Marcos Fonseca, o presidente do Fórum Empresarial da Bahia, Vítor Ventim, e os secretários municipais André Curvello (Secom) e Paulo Damasceno (Sedham), além de outras autoridades. Ventim salientou a necessidade de dialogo entre a Prefeitura e os empresários.

Nenhum comentário: