terça-feira, 22 de maio de 2012

WAGNER DESTACA PROJETO DE R$ 3 BI PARA DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE

Foto: Hálice Freitas



A execução de ações na Bahia e demais estados do Nordeste, envolvendo financiamentos de aproximadamente R$ 3 bilhões, a partir de parceria entre o Banco do Nordeste (BNB) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de assuntos como a Lei de Acesso à Informação e o desembarque, nesta segunda-feira (21), em Salvador, de mil veículos fabricados pela JAC Motors, são destacados pelo governador Jaques Wagner no programa de rádio desta terça-feira (22).
“Todos sabemos que o Nordeste vem crescendo acima da média nacional. Esse dinheiro estará voltado para programas de logística e de melhoria da infraestrutura e vai capacitar cada vez mais os nove estados nordestinos para receberem novos investimentos, gerarem mais emprego e melhorarem a vida da nossa gente,” afirma Wagner.
Ele participou na última sexta-feira, em Fortaleza, de uma reunião dos governadores nordestinos com os presidentes dos dois bancos, e diz que os programas apresentados pelas instituições, contemplarão a Bahia e demais estados nordestino, estruturando a região para o desenvolvimento.
Com isso, segundo Wagner, o Nordeste estará capacitado a captar novos empreendimentos nacionais e estrangeiros, “que queiram desfrutar da boa qualidade da nossa mão de obra e de um mercado consumidor, que aumenta cada vez mais”.
Direito do cidadão – O governador fala também da nova Lei da Informação Pública, sancionada pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira da semana passada. Ele participou da cerimônia e diz que o mundo moderno exige do poder público mais transparência em relação ao cidadão. “O acesso à informação pública é um direito da população”.
Para o governador, a nova lei vai permitir maior acesso às informações para, entre outras coisas, combater a corrupção. Afirma que ao assumir o governo em 2007 liberou senhas para os deputados estaduais acompanharem a execução orçamentária e o gasto do dinheiro público. “Agora, estamos aprofundando esse processo”, diz, salientando o programa Transparência Bahia, onde muitas dessas informações exigidas pela atual lei já estão disponibilizadas na internet. “Essa é a forma de prestação de contas de governos democráticos perante à população”.
O governador pontua ainda a sua participação na instalação da Comissão da Verdade, no mesmo ato, que contou com a presença dos ex-presidentes Lula, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Fernando Collor de Melo. Wagner destaca a importância da iniciativa, que desfaz qualquer caráter revanchista e afirma que o objetivo é dizer aos atuais e futuros jovens “o que se passou no Brasil, e o que a gente não quer que volte nunca mais - o período antes de 1946 e depois de 1964, de ausência da democracia”.

Nenhum comentário: