quinta-feira, 8 de novembro de 2012

JH DEFENDE MOBILIZAÇÃO NACIONAL


Salvador é a segunda entre todas as capitais brasileiras em perdas de repasses da união
 Foto e montagem: Hálice Freitas
O prefeito João Henrique quer recuperar junto ao Governo Federal, R$ 185,4 milhões, que de 2007 a 2011 deixaram de ser repassados pela União, em função de mudanças nos critérios para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ele enviou uma carta ao presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Coser (prefeito de Vitória), se colocando á disposição para uma mobilização nacional, buscando a compensação dessas perdas junto ao Governo Federal, ainda no atual exercício e disse estar disposto, inclusive, ir ao ministro da Fazenda, Guido Mantega e até mesmo a Presidente Dilma.

“São recursos suficientes para recuperar e manter toda a malha viária da cidade, que injustificavelmente deixaram de ser repassados para Salvador nos últimos cinco anos. Mas essa não é só uma luta nossa. Todas as capitais foram prejudicadas. Por isso é importante uma mobilização nacional”, disse o prefeito.

A argumentação do prefeito é sustentada por um estudo da Associação Brasileira de Finanças das Capitais (ASBRAF), mostrando que Salvador é a segunda entre todas as capitais brasileiras em perdas de repasses da união, após as mudanças nos cálculos do FPM, atrás apenas de Fortaleza, que no mesmo período deixou de receber mais de R$ 256, 1 milhões.A mudança da metodologia do cálculo do FPM prejudicou sobretudo os municípios do Norte e Nordeste, que proporcionalmente são os que sofrem as maiores perdas.

Na carta enviada ao presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Coser (prefeito de Vitória), o prefeito João Henrique destaca a importância dos gestores das capitais se mobilizarem “para que ainda neste exercício possamos obter êxito no pleito já formulado junto aos Ministérios da Fazenda e de Relações Institucionais”.

João Henrique garantiu que vai trabalhar de forma determinada, juntamente com os demais prefeitos das capitais, para que essa perda de receita seja compensada, independente de estar concluindo a gestão.

“A nossa determinação é trabalhar com afinco até o último dia do nosso mandato, defendendo os interesses de Salvador. São recursos fundamentais para a cidade e que vão ser de grande importância para o futuro prefeito”, ressaltou.

Fonte: Secretaria de Comunicação
SECOM


Nenhum comentário: