quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

BRASIL NÃO É QUINTAL DO FACEBOOK





O nome indígena Guarani Kaiowá usado recentemente como perfil no Facebook  por inúmeras pessoas com apoio aos assassinatos de indígenas e destruição da mata atlântica no Amazona, casou irritação aos diretores do Facebook no Brasil. Eles pedem que retirem o nome “Guarani Kaiowá” sob pena de terem suas contas bloqueadas. Um fato inusitado no Brasil em que a constituição não proibi manifestações de apoio a nenhum povo em prol da vida, da paz e da solidariedade. O blog http://redeanaamazonia.blogspot.com.br de Vânia Carvalho Guarani Kaiowá Munduruku Awá, detentora do nome indígena, declara  em seu blog o apoio das pessoas de varias cidades que se sensibilizam pela questão indígena e, não se preocupa que alguém use o nome como símbolo de apoio.  Como declara Vânia que é “uma forma de, publicamente, declarar o apoio aos Povos Indígenas, de demonstrar a indignação com o massacre diário que essas populações vem sofrendo. Uma forma de estar junto, de ampliar, além dos nossos "velhos emails", como diz Tânia Pacheco, para nossos amigos e parentes que muitas vezes não tem acesso a informação de qualidade sobre a questão indígena no Brasil, bastante camuflada pela mídia”.

Representantes do facebook aqui ou em qualquer parte do mundo não tem direito de impedir que o povo brasileiro se expresse em apoio a uma causa popular, violando, os direitos de se expressar conforme a Constituição brasileira nem impedir o nome que quiser usar em uma rede social. Como relata Kaiowá em seu blog, que o Face impede “as pessoas de permanecerem com sobrenomes indígenas, embora aceite nomes como "bolinha", "machão", "fofinha"... Os índios são os primeiros povos brasileiros a povoar esta terra que até então não podemos afirmar que a justiça faz jus à eles. Pois  a justiça é feito só para uns e para outros não. Eles ( índios) são donos desta terra. Nós somos invasores, que tomamos o que é do outro e acha que “tá com a bola toda”!  Engano. Nenhuma empresa seja de origem europeia ou americana, não tem poder nenhum sob os brasileiros que aqui vivem. Aqui não é o quintal da Europa ou dos americanos como pensaram no passado recente, assim como os americanos não são mais a policia do planeta. Passam por crises que países de terceiro mundo como o nosso emergente, não passam por administrar sem ganância sua própria  economia, como também, não é quintal do Facebook. Brasileiro quer respeito assim como todo os povos do mundo e assim será.

Caso o a ditadura do Facebook prossiga com as ameaças, todos os usarios poderá fazer uma campanha nacional para deletar suas contas sem intimidação, mas todos quem tem conta no Facebook.


Um comentário:

PortalAgroecologiadaAm disse...

Obrigada por divulgar a determinação do facebook, que mostra uma clara discriminação com os Povos Indígenas!!!