sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O SAMBA COMANDA A FESTA NO CIRCUITO BATATINHA

Foto: Max Haack

Montado na Praça Municipal (Circuito Batatinha), o Palco do Samba anima os foliões, nesta sexta-feira (8) e sábado (9), a partir das 19h. Hoje, as atrações são Tote Gira, Neto Bala, Aquarela do Samba, Viola de Doze e Firmino de Itapuã. Na noite de sábado, a agitação fica por conta de Jorginho Comancheiro, Claudete Maceo, Gal do Beco, Noeme Bastos e Bambeia.


Ontem (07), foi só o trio do Chiclete com Banana deixar a passarela do Campo Grande em direção à Avenida Sete de Setembro, logo após a entrega das caves ao Rei Momo pelo prefeito ACM Neto, para que o circuito fosse tomado por uma onda do mais autêntico e genuíno samba baiano. Coube ao tradicional bloco Alerta Geral a tarefa de fazer a transição entre o axé-galope chicleteiro para a cadência bonita do samba. Em cima do trio grandes nomes como Dudu Nobre, Fundo de Quinta, Neto bala e Juliana Ribeiro se revezavam para fazer todo o mundo mexer e requebrar.



“A autenticidade cultural dos blocos de samba é uma das forças do nosso Carnaval e é compromisso nosso reforçar esse lado da festa”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani. Ele destacou ainda o fato de que essas entidades estão muito mais integradas com a população. “Foi impressionante ver que os blocos de samba desfilaram sem um blimp sequer, num clima de paz e harmonia, interagindo com o folião pipoca”, destacou o gestor, que aproveitou para seguir a pé pela avenida e sentir a energia do desfile.

Bellintani esteve sempre ao lado do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, outro forte defensor do fortalecimento das entidades carnavalescas que trazem o samba baiano como marca. “O Carnaval é feito, sim, de grandes estrelas, de camarotes luxuosos, mas a essência da festa do povo baiano é essa aqui, é o samba baiano, são as manifestações culturais como o mamulengo. O papel de nossa gestão é o de dar força a essas manifestações culturais autênticas”, avaliou Guerreiro.

A noite de samba no circuito Osmar transcorreu em clima de tranqüilidade, sem qualquer atraso nos horários de desfile e num clima de paz. Os postos operacionais da Saltur registraram o início dos desfiles no horário previsto e o encerramento ocorreu às 5h, com o trio do Bloco do Gueto chegando ao Hotel da Bahia. Foram oito blocos, mais três trios sem cordas fazendo o percurso completo do circuito. A programação contou ainda com Edil Pacheco, Nelson Rufino, Batifun, Tonho Matéria e É o Tchan.


Fonte: AGECOM


Nenhum comentário: