quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

APÓS INAUGURAÇÃO DA VILA INFANTIL ITAU, CRIANÇAS SE DIVERTEM

Crianças se divertem na Vila Infantil com bikes e atividades culturais
 Foto:  Inacio Teixeira_coperphoto 

Uma manhã foi o suficiente para o pequeno Rafael Leal Maia, 6 anos, aprender a andar de bicicleta nesta quinta-feira (12) e sair pedalando livremente pela Praça 2 de Julho, no Campo Grande, após participar da Escola Bike Anjo, uma das atividades da Vila Infantil Itaú. Instalado pela Prefeitura para famílias e crianças, o espaço é uma parceria com o banco e funciona até terça-feira de Carnaval (17), das 9h às 15h, oferecendo atividades culturais, artísticas, o Mini Circuito de bike e a Escola Bike Anjos. Todas as atividades são gratuitas.
 
“Quero validar a experiência. Esse projeto é ótimo. As pessoas são muito bem preparadas para receber o público infantil”, disse Danúbia Leal, mãe de Rafael. As atividades ciclísticas da Vila Infantil são realizadas pela rede nacional Bike Anjo e se dividem em duas: a Escola Bike Anjos, voltada para as crianças que ainda não sabem andar de bicicleta,  e o Mini Circuito, voltado para as crianças que já sabem pedalar com ou sem rodinhas.
 
Monitora do Mini Circuito, Marcela Marconi revela que a receptividade das famílias e das crianças tem sido muito boa. “O mais importante é que as crianças entendam que no trânsito também há regras para os usuários de bicicletas. A nossa missão é fazer com que elas absorvam esse conteúdo de forma lúdica”, explica.
                                              Foto: Arthur Garcia_coperphoto
 
Diversão -  Outra ação igualmente importante é a Escola Bike Anjo, onde são formados grupos de até 6 crianças de cada vez. A metodologia é muito simples, segundo o monitor Daniel Bagdeve. “Primeiro, tiramos o pedal da bicicleta para não machucar as pernas, nem os pés da criança. Baixamos o banco para que os pés toquem o chão. Daí, a criança vai empurrar os pés no chão como se fosse andar de patinete. Nesse movimento, a criança vai ganhando equilíbrio e, consequentemente, se sente mais segura. Em seguida, colocamos os pedais novamente e a deixamos sair do lugar sozinha. As crianças aprendem muito rápido”, afirma.
 
Laranjinhas - Na Vila Infantil Itaú são disponibilizadas 120 minibicicletas, as famosas “laranjinhas”, para as crianças na faixa etária de 3 a 12 anos. As crianças que já sabem andar de bike sem rodinhas podem passear por toda a praça, livremente. Para retirar uma bike para a criança pedalar, o adulto que está acompanhando apresenta um documento de identificação e assina um termo de responsabilidade. 
 
Programação - Além das bicicletas, em cada uma das cinco tendas instaladas no local e no palco principal acontecem oficinas de pintura, desenho, recorte e colagem; confecção de máscaras, indumentárias e adereços carnavalescos; maquiagem cênica; jogos e brincadeiras tradicionais; leitura coletiva interativa; contação de histórias e apresentação circense, entre outras brincadeiras.



Nenhum comentário: