terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

JOÃO E MARIA:OS HOMENAGEADOS NO CARNAVAL 2015 EM SALVADOR

Sala de Imprensa Oficial do Carnaval terá dois homenageados em 2015
João Ubaldo Ribeiro e Maria José Quadros são os nomes agraciados com a tradicional honraria da folia momesca em Salvador
Foto: Ubaldo: Divulgação/ Max (Maria) 
João Ubaldo        Maria J Quadros

Pela primeira vez, a Sala de Imprensa Oficial do Carnaval de Salvador terá dois homenageados: os jornalistas Maria José (Zezé) Quadros e o também escritor João Ubaldo Ribeiro. Coordenada pela Assessoria Geral de Comunicação (Agecom), a estrutura de apoio aos profissionais de comunicação que vão cobrir a festa estará instalada na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, no trecho em frente ao acesso à Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela), mais próximo às arquibancadas, aos camarotes oficiais e aos praticáveis de imprensa. A abertura oficial acontecerá na próxima quinta-feira (11), às 18h30, com a presença do prefeito ACM Neto e de familiares dos homenageados, além de jornalistas do Brasil e do exterior credenciados.

"Decidimos fazer duas homenagens esse ano porque são dois jornalistas que contribuíram muito para divulgar a Bahia no resto do Brasil. Eles foram importantes para divulgar, inclusive, a folia momesca, que hoje é considerado o maior evento de rua do planeta", afirmou o chefe da Agecom, o jornalista Roberto Messias. 

As filhas de Zezé Quadros, Sara e Taís, ressaltaram a paixão da mãe pela rotina de trabalho. “Para Zezé, o jornalismo era mais que uma profissão. As redações por onde passou também eram suas casas. Os colegas de trabalho viravam amigos. Cada entrevista ou matéria ficava guardada em sua memória e podia ser repetida depois de anos, até décadas. Quem teve o prazer de conviver com ela, em casa ou no trabalho, sabe que tinha muito pra contar – e nós, o que aprender”, destacaram.

Elas também agradeceram à Prefeitura pela iniciativa de dar à Sala de Imprensa o nome de Maria José Quadros. “É mais que justa (a homenagem) a uma jornalista apaixonada pelo que fazia. Mais que experiências, nos ensinou o quanto é importante ser ético e ter respeito em tudo o que fazemos”, ressaltaram Sara e Taís.

Já Emília Ribeiro, uma das filhas de João Ubaldo, lembrou um fato curioso do pai: não era carnavalesco, mesmo tendo sido homenageado pela escola de samba carioca Império da Tijuca, em 1987, e pela Prefeitura do Salvador, no Carnaval de 2004, com a obra Viva o Povo Brasileiro. “Ele ficou muito emocionado com as homenagens, participou, foi em todos os eventos oficiais, cumpriu os protocolos, mas realmente não não era uma pessoa que costumava sair em blocos ou escolas de samba”, ressaltou. À época, em entrevistas à imprensa, João Ubaldo revelara que a timidez teria contribuído para a pouca participação dele nas folias de Momo.

Estrutura – A Sala de Imprensa Oficial do Carnaval Maria José Quadros e João Ubaldo Ribeiro possui 60m² de área construída e climatizada e conta com sala de recepção, sala de credenciamento, redação com área para coletiva de imprensa, sala da coordenação e depósito, além de sanitários químicos na área externa. Serão disponibilizados 30 computadores com acesso à internet e programas de edição de texto, áudio e fotografia. Também contará com dez linhas telefônicas, dois links de internet sem fio (wi-fi) e duas impressoras para apoio aos profissionais.

Trajetórias na comunicação

Maria José Quadros – Nascida em Jequié em 1952 e formada em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1973, Maria José Quadros exerceu a maior parte da carreira na sucursal de O Globo, como repórter entre 1974 e 1985 e como chefe de Redação entre 1987 e 1993. Também foi chefe de Redação na Gazeta Mercantil, editora de Economia no Bahia Hoje e atuou na Revista Veja e nos jornais da Bahia e A Tarde.

Trabalhou ainda nas assessorias da Desenbahia e da então Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Seu última atuação foi como subeditora de Economia no jornal Correio, onde também assinava a coluna Negócios. Faleceu em Salvador em 6 de abril de 2013 e, além das filhas Taís e Sara, Zezé Quadros deixou quatro irmãs: Denise, Dileide, Dilene e Marinalva.

João Ubaldo Ribeiro – O ilustre filho de Itaparica, nascido em 23 de janeiro de 1941, foi jornalista e um dos principais nomes da literatura brasileira e mundial, tendo ocupado a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Começou no Jornalismo como repórter no Jornal da Bahia, em 1957, e atuou nos jornais Tribuna da Bahia, A Tarde, O Globo, Folha de S. Paulo e Frankfurter Rundschau (Alemanha). Foi bacharel em Direito pela Ufba, mestre em Administração Pública e Ciência Política na Universidade da Califórnia do Sul e professor de Ciências Políticas na Ufba.

O primeiro romance, Setembro Não Faz Sentido, foi escrito em 1963 e logo depois foi autor de diversas obras que se tornaram clássicos, como Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1982), O Sorriso do Lagarto (1989) e A Casa dos Budas Ditosos (1999). Recebeu os prêmios Camões, Jabuti e os alemães Anna Seghers e Die Blaue Brillenschlange. João Ubaldo foi casado três vezes e teve quatro filhos: Emília, Manuela, Bento e Francisca. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 18 de julho de 2014. No mesmo ano, a Prefeitura do Salvador lançou o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, em homenagem ao jornalista e escritor.

Fonte: Agecom

Visite e baixe fotos na nossa Agência de Notícias: www.agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br.

Nenhum comentário: