sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TECNOLOGIA NAS MÃOS DO JOVENS


Como lidar com jovens que dominam as tecnologias?

Foto: Divulgação/Google
Jovens dominam a tecnologia em sala de aula
Neste artigo questionamos como lidar com jovens diante as novas tecnologias em sala de aula durante o processo de aprendizagem. A reflexão, a paciência, coerência planejamento e informação, são ferramentas eficazes neste processo educativo. Concluímos que este é mais um desafio que todos devem assumir diante o novo que nos surpreende a cada dia, a partir do comportamento do discente diante o novo mundo.

A tecnologia faz parte do homem desde a sua existência. Tem passado por transformações ao longo do tempo e cada vez mais impressiona os humanos assim como, hoje, com o advento da comunicação da informação (internet), os jovens. Estes jovens logo cedo começam a dominar ferramentas em que seus inventores, criam e desenvolvem meios de entretenimento como rede sócias, blogs, sala de papo, etc.. Basta saber, como lidar com estes meninos no domínio das informações a velocidade da “luz” na sala de aula?

Neste século, percebe-se a invasão de diversos tipos de tecnologias em sala de aula. Em algumas escolas, há inclusão digital de modo restrito. Mas os aparelhos de pequeno porte como celular, notebooks, tabletes, são manuseados por diversos discentes dentro e fora de aula. Na escola ainda que restrito, esses jovens traz em sim, informações tecnológicas, que, em muitas vezes o docente não tem ciência. Cabe ai, pesquisar e se munir de conhecimento. Então, é preciso ter paciência e coerência para enfrentá-los. O estado deve preparar docentes e psicólogos que atuem juntos para acompanhar esses discentes no desenvolvimento do aprendizado, assim como direcionar tais informações para o plano educacional.

Não há dúvida que a internet influenciou a vida dos jovens e, estar visível a cada esquina para ser “idolatrada”. Estudo do Portal Educacional pontua que 99% dos jovens, entre 13 e 17 anos, possuem computador em casa, e 55% conectam-se diariamente. E é necessário uma atenção especial com a meninas, pois, são elas que desenvolvem mais “conteúdos” para a web do que os os meninos, conforme o site conversaparalela2010.wordpress.com., que aponta mais interesse por esses eventos. Daí essa preocupação em fomentar projetos nesse caminho a fim de aproveitar a eficiência desses adolescentes. Sem, planejamentos voltados para este jovens que desenvolvem, com muito entusiamos conteúdos para a web, perde-se ou se deixa o barco navegar sozinho sem rumo e sem direção.

Os netbooks, assim como celulares com wi-fi 3G, internet, podem naturalmente, ser usados como ferramentas no plano educacional e em sala de aula. Ai, usemos a tecnologia a serviço da educação e com entusiasmo. Pois, os jovens já manuseio de modo aleatórios, e, incrementaremos a tecnologia como somatório na apreensão da aprendizagem, da pesquisa, na busca de novos conhecimentos, assim como, resolver questões emblemáticas durante o processo de aula. Desta forma, as questões serão resolvidos de modo mais rápido e eficaz, como também, encontrar soluções com entusiamos, já que estes dominam a tecnologia fora de aula. Por que não trazer para dentro da escola?

Lidar com meninos e meninas que detém diariamente um bombardeio de informações dentro e, principalmente, fora da escola, não é tarefa fácil. Também não “um bicho de sete cabeça” que não se possa ter planejamento em conjunto com escola, docentes e psicólogos, além de se informar do que ocorrem no dia a dia. O docente tem esse desafio numa nova concepção de ensino mediante a cada nova ferramenta da tecnologia que surge, e os jovens são os primeiros a se conectar com esse fato. Manter-se informado e aberto para o novo a cada segundo, é estar preparar preparado a cada novo desafio – seja no campo individual ou profissional.

Hálice Freitas


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