Como
lidar
com
jovens
que
dominam
as
tecnologias?
Foto: Divulgação/Google
Jovens dominam a tecnologia em sala de aula
Neste
artigo
questionamos
como
lidar
com
jovens
diante
as
novas
tecnologias
em
sala
de
aula
durante
o
processo
de
aprendizagem.
A
reflexão,
a
paciência,
coerência
planejamento
e
informação,
são
ferramentas
eficazes
neste
processo
educativo.
Concluímos
que
este
é
mais
um
desafio
que
todos
devem
assumir
diante
o
novo
que
nos
surpreende
a
cada
dia,
a
partir
do
comportamento
do
discente
diante
o
novo
mundo.
A
tecnologia faz parte do homem desde a sua existência. Tem passado
por transformações ao longo do tempo e cada vez mais impressiona os
humanos assim como, hoje, com o advento da comunicação da
informação (internet), os jovens. Estes jovens logo cedo começam a
dominar ferramentas em que seus inventores, criam e desenvolvem
meios de entretenimento como rede sócias, blogs, sala de papo, etc..
Basta saber, como lidar com estes meninos no domínio das informações
a velocidade da “luz” na sala de aula?
Neste
século, percebe-se a invasão de diversos tipos de tecnologias em
sala de aula. Em algumas escolas, há inclusão digital de modo
restrito. Mas os aparelhos de pequeno porte como celular, notebooks,
tabletes, são manuseados por diversos discentes dentro e fora de
aula. Na escola ainda que restrito, esses jovens traz em sim,
informações tecnológicas, que, em muitas vezes o docente não tem
ciência. Cabe ai, pesquisar e se munir de conhecimento. Então, é
preciso ter paciência e coerência para enfrentá-los. O estado deve
preparar docentes e psicólogos que atuem juntos para acompanhar
esses discentes no desenvolvimento do aprendizado, assim como
direcionar tais informações para o plano educacional.
Não há
dúvida que a internet influenciou a vida dos jovens e, estar visível
a cada esquina para ser “idolatrada”. Estudo do Portal
Educacional pontua que 99% dos jovens, entre 13 e 17 anos, possuem
computador em casa, e 55% conectam-se diariamente. E é necessário
uma atenção especial com a meninas, pois, são elas que
desenvolvem mais “conteúdos” para a web do que os os meninos,
conforme o site conversaparalela2010.wordpress.com., que
aponta mais interesse por esses eventos. Daí essa preocupação em
fomentar projetos nesse caminho a fim de aproveitar a eficiência
desses adolescentes. Sem, planejamentos voltados para este jovens que
desenvolvem, com muito entusiamos conteúdos para a web, perde-se ou
se deixa o barco navegar sozinho sem rumo e sem direção.
Os
netbooks, assim como celulares com wi-fi 3G, internet, podem
naturalmente, ser usados como ferramentas no plano educacional e em
sala de aula. Ai, usemos a tecnologia a serviço da educação e com
entusiasmo. Pois, os jovens já manuseio de modo aleatórios, e,
incrementaremos a tecnologia como somatório na apreensão da
aprendizagem, da pesquisa, na busca de novos conhecimentos, assim
como, resolver questões emblemáticas durante o processo de aula.
Desta forma, as questões serão resolvidos de modo mais rápido e
eficaz, como também, encontrar soluções com entusiamos, já que
estes dominam a tecnologia fora de aula. Por que não trazer para
dentro da escola?
Lidar
com meninos e meninas que detém diariamente um bombardeio de
informações dentro e, principalmente, fora da escola, não é
tarefa fácil. Também não “um bicho de sete cabeça” que não
se possa ter planejamento em conjunto com escola, docentes e
psicólogos, além de se informar do que ocorrem no dia a dia. O
docente tem esse desafio numa nova concepção de ensino mediante a
cada nova ferramenta da tecnologia que surge, e os jovens são os
primeiros a se conectar com esse fato. Manter-se informado e aberto
para o novo a cada segundo, é estar preparar preparado a cada novo
desafio – seja no campo individual ou profissional.
Hálice Freitas
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