quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PETROBRAS INCENTIVA FESTIVAL DO RIO 2013

Foto: Agencia Petrobras

O Festival de Cinema do Rio, patrocinado pela Petrobras há 14 anos, começa nesta quinta-feira (26/9) com 350 filmes de mais de 60 países, espalhados por cerca de 30 locais de exibição na cidade. A 15ª edição, que segue até o dia 10 de outubro, também contará com oficinas, palestras e seminários. 


O filme Amazônia - Planeta Verde, de Thierry Ragobert, abrirá o festival em noite de Gala no Odeon Petrobras. Dos 11 longas de ficção que participam da mostra competitiva da Première Brasil, cinco são patrocinados pela Petrobras: "Estrada 47 - A Montanha", de Vicente Ferraz; "O homem das multidões", de Marcelo Gomes e Cao Guimarães; "Os amigos", de Lina Chamie; "Quase Samba", de Ricardo Targino; e "Tatuagem", de Hilton Lacerda. Além destes, a companhia também patrocinou o filme "O menino e o mundo", de Alê Abreu, que concorre na mostra Novos Rumos (dedicada a novos cineastas); o documentário "Serra Pelada - A lenda da montanha de ouro", de Victor Lopes, que participa da mostra hours concours; e o longa "Serra Pelada", de Heitor Dhalia, que encerra o festival.

Entre os destaques da programação estão: Blue Jasmine, de Woody Allen; Terra Prometida, de Gus Van Sant; Spring Breakers: Garotas Perigosas, de Harmony Korine; Pussy Riot - A prece punk, de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin; Gravidade (Gravity), de Alfonso Cuarón; Diana, de Oliver Hirschbiegel; A Filha de Ninguém, de Hong Sang-soo; As Ondas do Rádio (a Oeste), de Lionel Baier; Nossa querida Freda - A secretária dos Beatles (Good Ol' Freda), de Ryan White; A Dança da Realidade, de Alejandro Jodorowsky; Jeune & Jolie, de François Ozon; o sci-fi iraniano Taboor, de Vahid Vakilifar; A grande beleza (La Grande Bellezza), de Paolo Sorrentino, entre outros.

O Festival contará com as já conhecidas mostras Panorama, Expectativa 2013, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Midnight Terror e Midnight Música, Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente. Como novidade desta edição, estreiam as mostras Tec: antes do mundo virtual, era a privacidade; Expectativa Vanguarda; e Panorama Grandes Documentaristas. Por conta das celebrações da Alemanha no Brasil, o país será homenageado no Festival com as mostras Foco Alemanha e Escola de Berlim.

Petrobras Cultural 
Uma das responsáveis pela retomada do cinema nacional na década de 90, a Petrobras já patrocinou mais de 500 longas-metragens. Essa parceria começou em 1994, com o filme "Carlota Joaquina", e se firmou com o patrocínio a grandes produções nacionais como "O quatrilho", "Tieta", "O que é isso, companheiro?", "Se eu fosse você", "Tropa de elite", "Saneamento básico", "Meu nome não é Johnny", entre outros. O incentivo a festivais de cinema e difusão de longa-metragem em salas de cinema tem como objetivo privilegiar espaços de fomento e circulação da produção nacional. A companhia patrocina mais de 20 festivais de cinema por ano em todas as regiões do país, contribuindo para a formação de novas plateias, além de estimular a reflexão sobre o cinema nacional.

Festival do Rio 2013 
De 26 de setembro a 10 de outubro 
Programação, locais, horários e ingressos em 

www.festivaldorio.com.br

Fonte: Agência Petrobras

Nenhum comentário: