Foto: Agencia Petrobras
O Festival de Cinema do
Rio, patrocinado pela Petrobras há 14 anos, começa nesta quinta-feira (26/9)
com 350 filmes de mais de 60 países, espalhados por cerca de 30 locais de
exibição na cidade. A 15ª edição, que segue até o dia 10 de outubro, também contará
com oficinas, palestras e seminários.
O filme Amazônia -
Planeta Verde, de Thierry Ragobert, abrirá o festival em noite de Gala no Odeon
Petrobras. Dos 11 longas de ficção que participam da mostra competitiva da
Première Brasil, cinco são patrocinados pela Petrobras: "Estrada 47 - A
Montanha", de Vicente Ferraz; "O homem das multidões", de
Marcelo Gomes e Cao Guimarães; "Os amigos", de Lina Chamie;
"Quase Samba", de Ricardo Targino; e "Tatuagem", de Hilton
Lacerda. Além destes, a companhia também patrocinou o filme "O menino e o
mundo", de Alê Abreu, que concorre na mostra Novos Rumos (dedicada a novos
cineastas); o documentário "Serra Pelada - A lenda da montanha de
ouro", de Victor Lopes, que participa da mostra hours concours; e o longa
"Serra Pelada", de Heitor Dhalia, que encerra o festival.
Entre os destaques da programação estão: Blue Jasmine, de Woody Allen; Terra
Prometida, de Gus Van Sant; Spring Breakers: Garotas Perigosas, de Harmony
Korine; Pussy Riot - A prece punk, de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin;
Gravidade (Gravity), de Alfonso Cuarón; Diana, de Oliver Hirschbiegel; A Filha
de Ninguém, de Hong Sang-soo; As Ondas do Rádio (a Oeste), de Lionel Baier;
Nossa querida Freda - A secretária dos Beatles (Good Ol' Freda), de Ryan White;
A Dança da Realidade, de Alejandro Jodorowsky; Jeune & Jolie, de François
Ozon; o sci-fi iraniano Taboor, de Vahid Vakilifar; A grande beleza (La Grande
Bellezza), de Paolo Sorrentino, entre outros.
O Festival contará com as já conhecidas mostras Panorama, Expectativa 2013,
Première Brasil, Première Latina, Midnight, Midnight Terror e Midnight Música,
Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente.
Como novidade desta edição, estreiam as mostras Tec: antes do mundo virtual,
era a privacidade; Expectativa Vanguarda; e Panorama Grandes Documentaristas.
Por conta das celebrações da Alemanha no Brasil, o país será homenageado no
Festival com as mostras Foco Alemanha e Escola de Berlim.
Petrobras Cultural
Uma das responsáveis
pela retomada do cinema nacional na década de 90, a Petrobras já patrocinou
mais de 500 longas-metragens. Essa parceria começou em 1994, com o filme
"Carlota Joaquina", e se firmou com o patrocínio a grandes produções
nacionais como "O quatrilho", "Tieta", "O que é isso,
companheiro?", "Se eu fosse você", "Tropa de elite",
"Saneamento básico", "Meu nome não é Johnny", entre outros.
O incentivo a festivais de cinema e difusão de longa-metragem em salas de
cinema tem como objetivo privilegiar espaços de fomento e circulação da
produção nacional. A companhia patrocina mais de 20 festivais de cinema por ano
em todas as regiões do país, contribuindo para a formação de novas plateias,
além de estimular a reflexão sobre o cinema nacional.
Festival do Rio 2013
De 26 de setembro a 10 de outubro
Programação, locais, horários e ingressos em
De 26 de setembro a 10 de outubro
Programação, locais, horários e ingressos em
Nenhum comentário:
Postar um comentário