"Uma reunião entre o comando da Polícia Militar e o prefeito João Henrique ocorrida nesta segunda-feira (2), no Palácio Thomé de Souza, definiu as ações preliminares para coibir a prática de urinar nas ruas de Salvador.
O planejamento está baseado no Código Penal – que caracteriza o ato um atentado ao pudor – e será deflagrado com a divulgação de campanha educacional voltada para mudança de cultura e a implantação de mais de 50 sanitários móveis. Atualmente a cidade dispõe de cerca de 200 sanitários públicos entre fixos e móveis.
As áreas eleitas como prioritárias são Centro Histórico/Pelourinho, Cidade Baixa/Comércio e Porto da Barra/Farol da Barra. A fiscalização será feita de forma conjunta e integrada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Salvador.
“De início vamos priorizar essas três áreas, mas depois vamos expandir a atuação por toda a cidade”, destacou o prefeito João Henrique, acrescentando que após o período de conscientização e sensibilização, os infratores serão punidos com detenção. Segundo ele, o grande desafio da gestão é colocar a ordem pública na cidade e, neste caso, a ação articulada entre o Governo do Estado e Prefeitura é imprescindível para obter êxito.
O coronel Francisco Telles, do Comando de Polícia Regional da capital, falou sobre a importância da ação para a qualidade de vida dos soteropolitanos e turistas. “É uma decisão para realizarmos um trabalho conjunto para valorizar os espaços públicos e, consequentemente, a cidadania, e mudar a cultura ainda existente com essa depredação”, destacou.
A proposta é que as ações iniciais (divulgação de campanha e instalação de novos sanitários) estejam implementadas em menos de dois meses".
Fonte: SECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário