quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"AVATAR" FOI PLAGIADO PELOS AMERICANOS



O artista chinês Daniel Lee disse em entrevista a Efe que os "Na'vi", personagens do filme "Avatar" (2009), de James Cameron, foram inspirados em seus "manimals", uma mistura entre animais e seres humanos que ele criou na década de 1990 e que atualmente é exibida em Pequim.


“Acredito na teoria darwinista. Se pensarmos que o ser humano tem mais de 50 milhões de anos de evolução, a civilização começou praticamente ontem", completou. Isto significa "que dentro de você e de mim ainda há uma grande quantidade de instintos animais. Isso é o que me fez começar a criar esta série", declarou Lee, cujo nome em chinês é Li Xiaojing.


Conhecido por suas fotografias, Lee tem trabalhos incluídos em coleções públicas e privadas no Brooklyn Museum of Art de Nova York, no Museu de Arte de Xangai, no Museu Nacional de Arte de Taiwan e no Museu da Moda de Paris.


Lee não colaborou com o diretor de "Avatar", James Cameron, mas contou que trabalhou "com outro cineasta, também para a Fox, na criação de um conceito similar há sete anos". Na época, a tecnologia 3D não estava tão desenvolvida e a ideia foi abandonada. Isso até Cameron retomar o "projeto com uma história diferente, baseada na biodiversidade e no imperialismo, mas com o mesmo conceito de animação", declarou.


"Não sei em que medida eles se inspiraram em meu desenho original, mas certamente não estou muito contente. Muitos me recomendaram denunciá-los, mas nos Estados Unidos não há justiça, tudo se regula pelo dinheiro, pelo dólar", resignou-se Lee.


Texto do Último Segundo - http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/artista-chines-diz-que-personagens-de-avatar-sao-plagio/n1597350505268.html

Nenhum comentário: