Portal Cominique-se
"USP, PUC-SP, Cásper Líbero, Umesp, ESPM, Mackenzie, Faap e Unip. O que essas oito instituições de ensino superior têm em comum, além de estarem baseadas em São Paulo? Oferecer um dos 20 melhores cursos de graduação em jornalismo do país. Ao menos é o que garante a edição 2016 do “Ranking Universitário Folha”, divulgado nesta segunda-feira, 19. Com isso, o estado paulista é a unidade federativa melhor representada entre as primeiras posições no quesito da formação de jornalistas.
Repetindo o ano passado, quando o quesito é a qualidade do curso de jornalismo, a USP – Universidade de São Paulo – aparece na primeira posição, sendo seguida pelas federais do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Na quarta posição, figura mais uma instituição paulista, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, popularmente conhecida pela já mencionada sigla PUC-SP. O estado volta a ser representado no sétimo lugar, onde está a Fundação Cásper Líbero. Umesp/Metodista (9º), ESPM (12º), Mackenzie (15º), Faap (19º) e Unip (20º) completam os representantes locais no top 20.
Além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ocupam a segunda e terceira colocação, respectivamente, as instituições de ensino de fora de São Paulo que aparecem com destaque na divisão de jornalismo do levantamento da Folha são Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UniSinos) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Poucas mudanças
Em comparação com as faculdades que formaram o top 20 do curso de jornalismo no Brasil em 2015, somente dois nomes mudaram. No ano passado, a Faculdade Federal do Ceará (UFC) ocupava a décima nona posição. Agora, caiu quatro posições, aparecendo em vigésima terceira. A Universidade Federal Fluminense (UFF) sofreu a mesma queda – de quatro lugares – indo de 20ª para 24ª de um levantamento para o outro. Na divisão das 20 melhores, UniSinos (21ª em 2015) e Unip (23ª no ano passado) são as novidades do ranking em 2016.
1º
Universidade de São Paulo (USP)
SP - Pública
2º
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
RJ - Pública
3º
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RS - Pública
4º
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
SP - Privada
5º
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
RS - Privada
6º
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
MG - Pública
7º
Faculdade Cásper Líbero (FCL)
SP - Privada
8º
Universidade de Brasília (UNB)
DF - Pública
9º
Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
SP - Privada
10º
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
SC - Pública
11º
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
RJ - Privada
12º
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
SP - Privada
13º
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
BA - Pública
14º
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
PR - Pública
15º
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
SP - Privada
16º
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
MG - Privada
17º
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
RS - Privada
18º
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
RJ - Pública
19º
Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FACOM-FAAP)
SP - Privada
20º
Universidade Paulista (UNIP)
SP - Privada"
Fonte:comunique-se.com.br
A ação durará 1 semana – 13h de 20/09 até 23:59 de 27/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário